A DOENÇA DO DIPLOMA - Jean-Pierre Lehman
Duas concepções equivocadas sobre educação ameaçam a qualidade daquilo que ensinamos a nossos futuros líderes de empresas Confrontada com os desafios do século 21, a educação na Europa fica muito a dever aos executivos de amanhã. O fracasso se deve, em parte, a dois conceitos equivocados sobre o real significado da educação hoje muito disseminados. Em primeiro lugar, existe uma idéia generalizada de que quanto mais educação houver, mais avançada será a sociedade. Na verdade, a educação por si só talvez não sirva para coisa alguma. A elite chinesa de meados e de fins do século 19 era extremamente “preparada”. Isto, porém, não impediu que a China passasse pelo maior declínio de toda a sua história. 
UMA GRANDE RESSACA
Trata-se de um longo texto que resolví reproduzir pelas interessantes reflexões críticas sobre a sociedade global, oferecidas até o capítulo que se conclui com a "chegada" ao NADA. Daí em diante o autor ou autores ( não consegui identificar ) propõe(m) uma solução-viagem cuja leitura deixo a cargo da curiosidade de cada um. AAcioli
O texto completo está em :
A ANSIEDADE DA OPULÊNCIA. Jurandyr Freire Junior
Na lista de espera dos antidepressivos estão intelectuais de pires na mão, tentando convencer os "organismos de financiamento" que suas investigações dão lucro ou pensadores que param de pensar para se engalfinharem com colegas por uma bolsa de estudos
SOCIEDADE EM REDE. Hernani Dimontas 
No ensino, ao contrário do que sempre ocorreu, o professor terá de partir partir do mundo real para o pedagógico. Isso significa que a escola começa se alimentar da inteligência coletiva que emerge da rede. Uma revolução não-televisionada, que rompe os muros da educação 
MUNDO DO ESPETACULO. Alvaro Acioli
O mundo-teatro encena suas peças, em todas as partes, promovendo a idéia de que o ver e o saber são mais importantes que o ser. Mas para o mundo-mercado o caminho redentor está no ter e não no ser.
http://aciolireunidos.blogspot.com/2008/05/mundo-do-espetculo.html
O mundo-teatro encena suas peças, em todas as partes, promovendo a idéia de que o ver e o saber são mais importantes que o ser. Mas para o mundo-mercado o caminho redentor está no ter e não no ser.
http://aciolireunidos.blogspot.com/2008/05/mundo-do-espetculo.html
SOMOS HIPERMODERNOS. 
Cesar FragaPara alguns, a pós-modernidade morreu; para ele, nunca existiu. Entrevista de César Fraga, do Extra Classe, com o filósoefo Gilles Lipovetsky, reconhecido teórico do individualismo.
O GRANDE IRMÃO ESTÁ VENDO VOCÊ . Roberto Acioli
As crises generalizadas na família, na escola, na fábrica, no hospital, na prisão, mostrariam que estas instituições estão no fim. Talvez porque o elemento que às gerou esteja também em seus últimos dias.

 
 
