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sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

O erro, a incerteza e a ilusão.

Humberto Mariotti
(A estratégia, assim como o conhecimento, continua sendo a navegação em um oceano de incertezas entre arquipélagos de certezas. (...) Tudo o que inclui oportunidade inclui risco, e o pensamento deve reconhecer as oportunidades dos riscos como os riscos das oportunidades.
(Edgar Morin)
O objetivo deste texto é mostrar como o pensamento estratégico pode se beneficiar de aportes de muitas áreas diferentes do conhecimento. Trata-se, portanto, de um exercício transdisciplinar. Em parte ele se baseia nos trabalhos de Edgar Morin, em muitos dos quais é seguida essa mesma orientação. Em vários outros pontos, porém, acrescento idéias, comentários e posições pessoais.O erro e a ilusão são inseparáveis do conhecimento. Todo conhecimento os inclui. O conhecimento não é um reflexo fiel da realidade, e sim uma “tradução” que dela fazemos por meio de nossas estruturas de percepção. É o que nos revelam as pesquisas da ciência cognitiva. Não conhecemos a realidade como ela é, mas sim o tanto que nossas estruturas perceptivas permitem que dela conheçamos.Em outros termos, cada observador percebe o mundo externo segundo a sua capacidade cognitiva, isto é, de acordo com o modo como está preparado para percebê-lo. Por sua vez, o mundo externo também percebe o observador e o faz da maneira como está estruturado para isso. Por essa razão, a primeira atitude a tomar para reconhecer e – dentro do possível – atenuar nossos erros e ilusões e dificuldades de comunicação, é questionar sempre os nossos conhecimentos, o modo como os adquirimos e seus resultados.Para Morin, se todo conhecimento, por mais “exato” que seja, inclui graus variados de erro e ilusão, subestimar o erro é o maior dos erros. Na mesma linha, subestimar a ilusão é a maior das ilusões. Ainda na mesma ordem de idéias, imaginar que as comunicações são percebidas como foram emitidas é o maior dos erros de comunicação. O fato de percebermos o mundo não como ele é, mas sim como nossas estruturas de percepção nos permitem percebê-lo interfere de modo decisivo nas comunicações humanas. Há muito que os especialistas já se deram conta desse fenômeno. Ele os levou a concluir que o resultado final de uma determinada comunicação não é aquilo que é emitido pelo comunor, mas sim o que chega aos receptores de sua mensagem.
Continuação em ... http://www.geocities.com/pluriversu/erro.html